Para encerrar a proposta de formação lançada pelo CAS Regional Oeste Guarapuava/PR às escolas bilíngues, aconteceu no dia 11/09/2020 o quarto encontro formativo, que contou com uma palestra proferida pelo professor Me. Jefferson Diego de Jesus. De modo dinâmico, o docente nos trouxe a reflexão sobre a importância das atividades remotas com foco na língua de sinais, bem como de lançar mão das mais diferentes estratégias para alcançar o objetivo pedagógico. Nossa gratidão ao professor Jefferson por sempre estar disponível para contribuir conosco. Foi um momento ímpar de aprendizado.
Ressaltamos também que todos os encontros foram cruciais, dos quais poderíamos elencar inúmerasconsiderações. Porém, nos resta apenas agradecer:
Aos profissionais que participaram da formação, a prontidão, o papel de destaque e a postura ativa que assumiram diante do processo de ensino e aprendizagem, no intuito de não deixar os alunos surdos desprovidos do contato linguístico, que é imprescindível a eles.
À professora Edil Espínola, chefe do NRE de Guarapuava, a presença e incentivo em todas as nossas ações.
À professora Angela Regina Mercer de Mello Nascer, chefe do DEE, sempre disposta e solícita às causas que pontuamos na educação de surdos.
À professora Claudia Camargo, coordenadora do departamento de Educação Especial - DEE e à professora Suely Furlan, responsável pela área da educação de surdos no DEE, o apoio, a disposição e o carinho contínuos ao nos atenderem.
Às técnicas da educação especial dos 5 NREs (Assis, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Umuarama), que prontamente aceitaram esse desfio e lançaram às escolas bilíngues.
À Tradutora Intérprete de Libras - TILS - Ma. Soliane Moreira, a viabilização da parceria com a Universidade Tecnológica Federal - UTFPR-Guarapuava/PR, que possibilitou a certificação dos profissionais participantes dos 4 encontros.
Aos profissionais que estiveram conosco nesse momento riquíssimo de troca de experiências e aprendizados, gratidão sem fim.
Finalizamos essa etapa formativa com a certeza de que podemos e devemos estar mais próximos efetivamente, escolas bilíngues, DEE e CAS.
Equipe CAs Regional Oeste Guarapuava/PR.