serrilhado horizontal.png
2020

4ª Formação Escolas Bilíngues 

Professor Me. Jefferson Diego de Jesus

11/09/2020

Para encerrar a proposta de formação lançada pelo CAS Regional Oeste Guarapuava/PR às escolas bilíngues, aconteceu no dia 11/09/2020 o quarto encontro formativo, que  contou com uma palestra proferida pelo professor Me. Jefferson Diego de Jesus. De modo dinâmico, o docente nos trouxe a reflexão sobre a importância das atividades remotas com foco na língua de sinais, bem como de lançar mão das mais diferentes estratégias para alcançar o objetivo pedagógico. Nossa gratidão ao professor Jefferson por sempre estar disponível  para contribuir conosco. Foi um momento ímpar de aprendizado.
Ressaltamos também que todos os encontros foram cruciais, dos quais poderíamos elencar inúmerasconsiderações. Porém, nos resta apenas agradecer:
Aos profissionais que participaram da formação, a prontidão, o papel de destaque e a postura ativa que assumiram diante do processo de ensino e aprendizagem, no intuito de não deixar os alunos surdos desprovidos do contato linguístico, que é imprescindível a eles.
À professora Edil Espínola, chefe do NRE de Guarapuava, a presença  e incentivo em todas as nossas ações.
À professora Angela Regina Mercer de Mello Nascer, chefe do DEE, sempre disposta e solícita às causas que pontuamos na educação de surdos.
À professora Claudia Camargo, coordenadora do  departamento de Educação Especial - DEE e à professora Suely Furlan, responsável pela área da educação de surdos no DEE, o apoio, a disposição e o carinho contínuos ao nos atenderem.
Às técnicas da educação especial dos 5 NREs (Assis, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Umuarama), que prontamente aceitaram esse desfio e lançaram às escolas bilíngues.

À Tradutora Intérprete de Libras - TILS - Ma. Soliane Moreira, a viabilização da   parceria com a Universidade Tecnológica  Federal - UTFPR-Guarapuava/PR, que possibilitou a certificação dos profissionais participantes dos 4 encontros.
Aos profissionais que estiveram conosco nesse momento riquíssimo de troca de experiências e aprendizados, gratidão sem fim.
Finalizamos essa etapa formativa com a certeza de que podemos e devemos estar mais próximos efetivamente, escolas bilíngues, DEE e CAS.


Equipe CAs Regional Oeste Guarapuava/PR.

serrilhado horizontal.png

3ª Formação Escolas Bilíngues NRE Foz do Iguaçu em duas instituições

08/09/2020

O terceiro encontro da Formação aos profissionais das escolas bilíngues com o tema: "Práticas Pedagógicas em Trabalho Remoto" teve início com palavras de apoio e incentivo da chefe do NRE de Guarapuava professora Edil Aparecida Espínola, participaram também a coordenadora do DEE professora Claudia Camargo Saldanha e a representante da UTFPR, Soliane Moreira, parceira na formação. Contar com o apoio e participação das chefias fortalece as ações que o CAS Guarapuava vem realizando.

O compartilhamento das experiências nesse dia foi do NRE de Foz em duas instituições: a Escola Bilíngue para Surdos Lucas Silveira - APASFI (Foz), com os professores Nadjanara Ana Basso Morás (ouvinte), Giliar de Cesaro (surdo) e a intérprete Zilma Izabel; e, a Escola Bilíngue da AMESFI (Medianeira), com as professoras Nilvana Scalco (ouvinte), Lucélia Wisniewski (surda) e a intérprete Leila Gasparrini Zin. Na oportunidade, os profissionais apresentaram os trabalhos realizados pelas escolas e algumas práticas que têm desenvolvido no momento de atividades remotas.

Como as demais escolas que participaram dos encontros anteriores, todas estão empenhadas em proporcionar aos alunos surdos e suas famílias condições para buscar manter a rotina de estudos e principalmente o contato através da Libras.

Agradecemos às técnicas dos NREs pelo trabalho e colaboração na realização dos encontros.

 

Parabenizamos a todos!

serrilhado horizontal.png

2ª Formação Escolas Bilíngues NREs Umuarama e Assis Chateaubriand

28/08/2020

No dia 04 de setembro, em continuidade à Formação aos profissionais das escolas bilíngues, tivemos o segundo encontro com os dos NREs de Assis Chateaubrian, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Umuarama. Contamos novamente com a presença da chefe do NRE de Guarapuava professora Edil Aparecida Espínola; a coordenadora do DEE professora Cláudia Camargo Saldanha; a representante da educação de surdos da SEED professora Suely Barquez Furlan; e, das técnicas da educação especial dos Núcleos supramencionados, que sempre dispõem-se e contribuem com o CAS Guarapuava.

As práticas pedagógicas compartilhadas nesse dia foram dos NREs de Umuarama, com os professores Eduardo Alberto Megda, professora Bruna Caroline Braga Dias e a intérprete e a Emanuelle Totoli de Oliveira; e deAssis Chateaubriand, com o professor Evandro Carlos Bom e a Intérprete Lauana Gabrielly de Oliveira Alves. Os profissionais focaram em apresentar algumas práticas que têm desenvolvido com os alunos surdos em atividades remotas.

Aplaudimos a contribuição e empenho que cada profissional da educação de surdos realiza nesse momento no intuito de aproximar-se de seus alunos e, dentro do possível, contribuir para seu desenvolvimento e aprendizado em momento atípico. Nosso muito obrigado.

serrilhado horizontal.png

3° encontro do troCAS

02/09/2020

O terceiro encontro do TroCAS aconteceu no último dia 02 de setembro, com o tema “Atuação dos CAS no desenvolvimento da pessoa Surdocega”. O CAS Guarapuava participou compartilhando quatro experiências de escolas e NREs diferentes, os quais agradecemos imensamente às professoras: Clescir Ganzanatto (Cascavel), Terenice Morais e o filho surdocego Igor (Dois Vizinhos), Maria Elizabeth Domunt Negrelli e Josefa Fátima de Sena (Maringá) por partilharem suas experiências e práticas.

 

O próximo encontro será no dia 07 de outubro e ficará sob a responsabilidade e organização do CAS Guarapuava.

serrilhado horizontal.png

Reunião entre CAS Guarapuava e Unicentro-Irati/PR

01/09/2020

Em 01 de setembro de 2020, reunião entre CAS Regional Oeste Guarapuava/PR e Unicentro-Irati/PR para organizarmos os últimos detalhes da II Mostra Arte Surda, tema: Cultura Surda, que se realizará dos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2020.

 

Se você ainda não se inscreveu para participar das noites de Palestras, aproveite.

Link:https://evento.unicentro.br/site/culturasurda/2020/1

 

Para apreciar a exposição das composições artísticas dos surdos, a partir do dia 22 de setembro, acesse o site: www.casguarapuava.com

 

Sua presença é imprescindível para valorizar os trabalhos artísticos dos surdos.

serrilhado horizontal.png

1ª Formação Escolas Bilíngues NREs Maringá e Cascavel

28/08/2020

No dia 28 de agosto, demos início aos encontros formativos com os profissionais das escolas bilíngues dos NREs de Assis Chateaubrian, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Umuarama. Serão 4 encontros para compartilharmos algumas práticas pedagógicas realizadas de forma remota           pelos profissionais das escolas.
Mesmo diante das adversidades encontradas nesse momento de distanciamento, as atividades compartilhadas pelos professores de Maringá  (Kenya Jessica Yamanaka Gongora e Maria Elizabeth Dumont Negrelli – Colégio Bilíngue para surdos de Maringá) e Cascavel (Flávio Kottwitz Jr. e Marta de Fátima da Silva- Escola Bilíngue para surdos ACAS) trouxeram alternativas viáveis que nos motivam, mesmo distantes fisicamente, para darmos continuidade aos trabalhos.
Na oportunidade, contamos com a presença de profissionais que têm sido muito importantes para o trabalho realizado na educação de Surdos: a chefe do Nre de Guarapuava professora Edil Aparecida Espínola; a coordenadora do DEE  professora Cláudia Camargo Saldanha; Representando a educação de surdos da SEED professora Suely Barquez Furlan a chefe do departamento de educação especial da SEED professora Angela Regina Mercer de Mello Nasser; da UTFPR Soliane Moreira, que abraçou o projeto e entrou com a parceria para certificação dos participantes.
Estamos ansiosos para os próximos encontros.
Agradecemos a todos.
Equipe CAS Regional Oeste Guarapuava- PR

 

serrilhado horizontal.png

Reunião entre CAS Guarapuava e as técnicas da Educação Especial dos NRE Pato Branco

27/08/2020

No dia 27 de agosto,os profissionais da educação de surdos e a Técnica da Educação Especial do Núcleo Regional de Pato Banco, Ana Maria Ortiña, apresentaram a Prática Criativa de Gifs de Libras. A proposta inicial consistia na criação de gifs de Sinais/Palavras, que podem ser disponibilizados nos grupos de Whatssapp, utilizados na sala Master no Classroom do NRE, na SRM/Surdez, ser utilizado nas turmas de Libras da formação de docentes, mas objetivo principal promover acessibilidade (Família, comunidade escolar e sociedade). No encontro, participaram Técnicas da SEED dos Departamentos Educação Profissional e Educação Especial, Profissionais do Cas de Guarapuava, Técnicas da Educação Especial do NRE de Pitanga e Paranavaí, professores do curso de formação de docentes, diretores e pedagogos . Foi um momento de relato de experiência, troca e sugestão para que possamos dar visibilidade à educação de surdos. Pensando nisso a interação com os profissionais do CAS Regional Oeste Guarapuava/PR e a sugestão das Técnicas do NRE de Pitanga e Paranavaí o projeto ganha outros objetivos, interação entre profissionais de outros Núcleos, a possibilidade de estudos e discussões entre os profissionais, tais como a questão do regionalismo dos sinais, o fortalecimento e engajamento para que a proposta alcance cada vez mais pessoas.

 

Escrito por: Ana Maria Ortina

Técnica educação especial Nre Pato Branco

serrilhado horizontal.png

Reunião entre CAS Guarapuava e as técnicas da Educação Especial dos NREs

17/08/2020

No dia 17 de agosto aconteceu uma reunião entre o CAS Regional Oeste Guarapuava/PR e as técnicas da Educação Especial dos NREs de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Umuarama para organizar o cronograma da Formação aos profissionais da Educação de Surdos que atuam nas Escolas/Colégios Bilíngues dos respectivos NREs. Acontecerão quatro encontros tendo como tema: "Práticas pedagógicas em trabalho remoto".

Haverá certificação, pois, foi firmada parceria entre o CAS Guarapuava e a UTFPR - Guarapuava para a formações em 2020.

 

serrilhado horizontal.png

CAS Regional Oeste Guarapuava realiza reunião para parceria com as Universidades Unicentro-Irati e

UTFPR-Guarapuava

03/08/2020

O CAS Regional Oeste Guarapuava PR em continuidade nas atividades e com o intuito de ofertar aos profissionais da educação de surdos do PR formação continuada, disseminação da Libras, da cultura surda e visibilidade aos nossos alunos surdos,  tem realizado sistematicamente parcerias com Universidades. 
Para o segundo semestre de 2020 teremos parcerias entre CAS Guarapuava- Unicentro/Irati e CAS Guarapuava-UTFPR/Guarapuava.

 

Em breve divulgaremos novas propostas formativas e esperamos todos vocês para juntos fortalecerem nossas ações.

 

serrilhado horizontal.png

Reunião com Cas Regional Leste Curitiba

30/07/2020

reuniao cas.png

No dia 30 de julho,  o CAS Regional Oeste Guarapuava realizou reunião com CAS Regional Leste Curitiba para discutirem estratégias e organizarem o trabalho para o segundo semestre. 
A responsabilidade pela Educação de Surdos desenvolvida nos 32 NREs do Paraná é dos dois Cas,  por isso, a importância de estarem juntos para orientá-los e dar suporte às questões pedagógicas e metodológicas em busca de um objetivo comum: a aprendizagem efetiva dos alunos surdos.

 

serrilhado horizontal.png

Reuniões com técnicos da área da educação especial

28 e 29/07/2020

Nos dias 28 e 29 de julho, o CAS Regional Oeste Guarapuava PR realizou reuniões com técnicos da área da educação especial, representantes dos 21 NREs que estão sob sua jurisdição. Os assuntos abordados trataram da continuidade e organicidade do trabalho remoto na educação de surdos junto aos profissionais das escolas comuns e conveniadas, escolas bilíngues.
Momentos como esse são primordiais para ajustes, mudanças e continuidade de ações para proporcionar equidade para nossos alunos surdos, dentro do que é possível.

 

serrilhado horizontal.png

Encontro de troCAS

01/07/2020

No dia 01 de julho de 2020, o CAS Regional Oeste Guarapuava/PR participou do "Encontro de troCAS", organizado pelo CAS - DF com Apoio do Fórum Colaborativo Diversidade Funcional em Foco. O encontro teve como objetivo trocas de experiências, anseios e dificuldades entre os CAS de todo Brasil.

Momento muito válido, pois, apesar de contextos variados, as práticas desenvolvidas se assemelham, principalmente no quesito de possibilitar aos alunos surdos e aos profissionais da educação de surdos que suas atividades sejam mantidas satisfatoriamente.

 

serrilhado horizontal.png

Reunião de orientação atividades remotas na educação de surdos do Paraná, equipe CAS Guarapuava, Loanda e Seed - 24/06/2020

serrilhado horizontal.png

Reunião de orientação atividades remotas na educação de surdos do Paraná, equipe CAS Guarapuava, Umuarama e Seed - 24/06/2020

serrilhado horizontal.png

Reunião com as equipes maravilhosas, CAS Guarapuava/PR e CAS Curitiba/PR  -  02/04/2020

tchauuu.png
serrilhado horizontal.png

Equipe CAS-Guarapuava em Teletrabalho - 01/04/2020

020202020202.png
serrilhado horizontal.png

CAS Itinerante Toledo

           O CAS Itinerante é um projeto que objetiva visitar, orientar e proporcionar formação aos profissionais da educação de surdos nos diversos Núcleos Regionais de Educação - NREs que compõem a jurisdição do CAS Regional Oeste-Guarapuava/PR.

           No dia 28 de fevereiro de 2020, nós da Equipe CAS, estivemos em visita ao NRE de Toledo. O momento foi para conhecermos as demandas dos profissionais e orientarmos possíveis ações contempladas no trabalho docente dos professores bilíngues das SRM-Surdez e dos TILS. Na oportunidade, os presentes contribuíram com proposições que irão compor um material de orientações, organizado pelo CAS Regional Oeste. Esse trabalho visa maior proximidade entre os profissionais que atuam na educação de surdos e a equipe CAS Regional Oeste.

SITE.jpg

 

CONFIRA AS FOTOS ABAIXO NO FACEBOOK

serrilhado horizontal.png

Estudo e Planejamento: 1º Semestre/2020

          O retorno das atividades pedagógicas, do ano de 2020, contou com período de estudos para os docentes. No dia 04 de fevereiro, as Equipes do CAS - Guarapuava e Educação Especial NRE - Guarapuava, planejaram  um espaço de debate com os profissionais da área.  Nesse momento, foi apresentado aos professores a proposta de formação continuada que o NRE e CAS realizarão no corrente ano. Para tanto, contamos com a presença do prof Dr. Gilmar de Carvalho Cruz,  da Unicentro-Irati, líder do grupo de pesquisa Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos - FOCUS e docente do Programa de Pós-Graduação da UEPG, que será parceiro na efetivação das atividades voltadas aos profissionais da educação especial do NRE de Guarapuava, os quais foram bem receptivos e na oportunidade elencaram possíveis demandas que deverão ser tratadas ao longo dos estudos.
          A proposta de formação é uma iniciativa da Equipe CAS - Guarapuava,  prontamente acolhida e articulada pela chefia do Núcleo de Educação e a Equipe da educação especial, objetivando debater e otimizar o trabalho pedagógico dos profissionais da área para melhor acompanhamento e desenvolvimento de nossos alunos.

recado.jpg

 

CONFIRA AS FOTOS ABAIXO NO FACEBOOK

serrilhado horizontal.png
2019

Oficina de Circo CAS Núcleo de Convicência

Editar fotos paisagem circo.png

          No dia 26 de novembro de 2019, tivemos mais uma atividade do Núcleo de Convivência. A equipe CAS em parceria com a UNICENTRO/Irati, professor Luciano Ortiz, e com a UTFPR, Tils Soliane Moreira, organizaram junto aos acadêmicos do 4º ano do curso de Educação Física uma oficina de Circo para as crianças e adolescentes surdos de Guarapuava, Irati e Região. As crianças se divertiram muito, foi um dia especial.

Agradecemos a todos que colaboraram!

serrilhado horizontal.png

4º Formações para Tradutores Intérpretes Libras e Prof. Bilíngue

          Dia 25 de novembro de 2019, tivemos a quarta e última etapa da Formação para Professores Bilíngues - 2019 , ministrado pela docente Aracelli Lopes Mendes Lima, da Escola Bilíngue para Surdos “Nydia Moreira Garcêz” CEDAP – Paranaguá/PR, que abordou a temática "Adaptação de materiais para surdos da Sala de Recursos Multifuncional". No mesmo dia, tivemos também o encerramento da Formação para Tradutores Intérpretes de Libras/Português - TILS - com a presença do TILS Eugênio da Silva Lima - IFPR Paranaguá/PR, que na ocasião trabalhou com "Estratégias discursivas para a interpretação sinalizada e oral".
A equipe CAS agradece de coração: 
Aos docentes Aracelli e Eugênio, os valorosos ensinamentos ministrados de forma dinâmica e com muito carinho aos participantes;
Aos participantes das formações, os esforços dedicados às viagens e às horas de estudo;
Aos amigos, o apoio que tornou essa jornada mais leve e organizada;
Aos demais docentes, as contribuições e experiências compartilhadas.

 

CONFIRA AS FOTOS ABAIXO NO FACEBOOK

serrilhado horizontal.png

O Encontro de Educação de Surdos 2019 - “Educação Bilíngue, uma conquista: e agora?”

          O Encontro de Educação de Surdos 2019 - “Educação Bilíngue, uma conquista: e agora?”, realizado no dia 14 de setembro, foi um sucesso. Agradecemos a participação e parceria voluntária dos docentes Shirley Vilhalva, Irene M. Stock, Jiane R. N. Cwick, Tatiane Ap. Rocha, Rhaul Lemos, Ruth Pedrozo Lippmann, Soliane Moreira, Rodrigo Barbosa Nogueira e Saul Luciano da Silva. Sem eles não seria possível alcançarmos o êxito que tivemos. O tema proposto emerge das inquietações do CAS Regional Oeste Guarapuava/PR sobre a educação de surdos, atualmente, que é também tema de discussão nacional, por isso a sua relevância.

              Aos Tradutores intérpretes de Libras que contribuíram com seu conhecimento e disponibilidade, bem como a equipe de apoio, nosso sincero agradecimento. Sem vocês seria impossível realizar qualquer atividade de forma exitosa.

      Aos participantes que foram interlocutores essenciais para o debate e estudo do dia, nosso agradecimento por confiarem em nosso trabalho e contribuírem com a presença. As avaliações do evento foram unânimes em caracterizar como “ótimo” as temáticas abordadas na mesa-redonda, na organização e nas oficinas. O que nos estimula a perseverar na luta por uma educação de surdos efetivamente bilíngue.

 

CONFIRA AS FOTOS ABAIXO NO FACEBOOK

serrilhado horizontal.png

Curso de Libras Básico I - Turmas Tarde e Noite

O Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos - CAS Regional Oeste Guarapuava/PR iniciou, nos dias 02 e 03 de setembro, duas novas turmas de Libras I. Inicialmente, estavam disponibilizadas 20 vagas para cada período, no entanto a procura foi intensa e o número precisou ser ampliado, ainda assim muitos ficaram de fora e na expectativa pela oportunidade de realizar o curso no próximo ano.

Confira abaixo nossas fotos!

Curso Libras Básico I turma Tarde

Curso Libras Básico I turma Noite

 

VISITA AO COLÉGIO ESTADUAL EDITE CORDEIRO MARQUES

7.jpeg
6.jpeg

No dia 26 de julho, a Equipe Cas Regional Oeste - Guarapuava esteve presente na Formação dos Profissionais da Educação do Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques, em Turvo, a convite da Equipe gestora para orientações didático-pedagógicas junto aos docentes, objetivando melhorias nos processos de ensino e aprendizagem do aluno surdo, o qual iniciou recentemente seus estudos na referida escola. 
A equipe Cas aproveitou o momento para refletir com os docentes sobre o mundo visual, a Língua de Sinais e a diferenciação curricular,  com orientações pedagógicas que são de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizado do aluno surdo. As reflexões foram pertinentes para sanar dúvidas e contribuíram para dar segurança no trabalho desenvolvido no cotidiano escolar.
A equipe CAS  agradece a direção da escola pelo convite.

VISITA DO REPRESENTANTE DO MEC

WhatsApp Image 2019-05-22 at 10.20.49.jpeg
60957319_410174246503741_3708642927963013120_o.jpg

O Consultor Educacional, da Área de Educação Bilíngue, do Ministério da Educação e Cultura- MEC, André Ribeiro Reichert, durante o mês de maio está realizando visitas nas Escolas Bilíngues, no Estado do Paraná. Sabendo sobre as ações do Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná - CAS Regional Oeste - Guarapuava, acrescentou nossa cidade em seu itinerário e veio conhecer os projetos desenvolvidos durante este primeiro ano de funcionamento do centro. Sendo assim, no dia 22, esteve com os profissionais do CAS e a professora Irene Stock, da Universidade Estadual do Centro Oeste- Unicentro, representante da comunidade surda e militante em prol da educação de surdos.
Em reunião com a equipe do CAS, Reichert afirmou que essas visitas são necessárias para que seja realizado um levantamento de dados que ampare modificações na legislação, bem como a criação de emendas e decretos que favoreçam a educação surda no Brasil e concretizem a criação de Escolas Bilíngues e Escolas Pólos Bilíngues, entre outras demandas da área, que são metas apontadas no Plano Nacional de Educação-PNE.
Na oportunidade a equipe CAS apresentou o plano de ação 2019, o relatório anual de atividades de 2018, bem como a demanda diária de atividades, e acompanhou o professor em uma visita à Escola Municipal São José, onde foram recepcionados pela professora Doraci Senger Luy, Secretária Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, pela diretora Ozimara Aparecida Pereira de Cristo e toda equipe pedagógica, para conhecer o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino, no que se refere à área da surdez.

 

Ao observar o contexto inclusivo da escola, Reichert, recomendou sobre importância da educação bilíngue para surdos em um único espaço, para que seja contemplado um desenvolvimento cultural e linguístico destes alunos. Pois, segundo ele, nada melhor do que o vínculo com a aprendizagem ocorrer a partir de sua língua materna, ou seja, a Libras deixa de ser apenas um recurso pedagógico.
Em tempo, Reichert apresentou à secretária a possibilidade da implantação de uma Escola Pólo Bilíngue em Guarapuava. Doraci Senger Luy acolheu as recomendações dizendo que a Prefeitura Municipal tem interesse na proposta e ressaltou a importância de parcerias com outros municípios, para que se possa atender a todos os alunos da região.

No período da tarde, seguiu-se a pauta com a equipe do CAS que recebeu a visita da Chefe do NRE de Guarapuava, professora Kelly Rosa Walendorff, que deu as boas vindas a Reichert e reforçou o apoio do NRE Guarapuava às atividades do CAS.
Reichert encerrou declarando que levará ao MEC as demandas apresentadas pela equipe CAS e ainda, que observar as atividades realizadas deixou-o determinado a reivindicar e propor ao MEC a necessidade de recursos diretos a este órgão, para que o mesmo amplie seus trabalhos de formação aos profissionais da área da surdez, laboratórios bilíngues, núcleos de convivência, materiais pedagógicos da área, entre outras atividades, tendo em vista que atende a 21 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.

Fonte: Equipe CAS Regional Oeste - Guarapuava